segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sidney (Sidney Sabel)

Hoje começo a entrevistar os amigos que tive o privilégio de jogar em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Joinville – SC. Joguei de 94 a 2000 no Pirabeiraba ao lado de grandes atletas e amigos. O Sidney Sabel era um volante de forte marcação, guerreiro e que tinha uma boa técnica. Fazia ótimos lançamentos de longa distância para os atacantes. Foi ele quem recolocou o Pirabeiraba na primeria divisão de Joinville, pois o clube encontrava-se inativo e sem disputar campeonatos fazia muitos anos. Hoje o Pirabeiraba é um dos principais times da cidade, tendo sido campeão em 1998, 2001 e 2013.

Qual é o seu nome? Sidney Sabel

Qual a sua idade? 46 anos

Cidade onde nasceu? Taió - SC

Onde está morando atualmente? Joinville - SC

O que você faz atualmente? Sou Vereador em Joinville e candidato a Deputado Estadual, por Santa Catarina.

Alguns times onde jogou? Pirabeiraba, Pinguim, União Mildau. Todos de Joinville – SC.

Pra que time você torce? JEC – Joinville Esporte Clube.

Em qual posição você atuava? Volante

Principais títulos conquistados? Campeão Municipal em Joinville – SC, nos anos de 1998 e 2001.

Um Jogo inesquecível? A final do campeonato municipal de 1998, quando nos sagramos campeões ao vencer o time do 25 de Agosto.

Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Nardela, Zico, Falcão, Romário, Ronaldo Fenômeno.





sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Castro (Luís Francisco Castro Correia)


A conversa hoje é com o amigo Castro. Grande zagueiro que atuou pelo Grêmio Porto Alegrense, por times amadores do Rio Grande do Sul e também no futebol de praia. Tive o privilégio de jogar um campeonato ao seu lado pelo time do GESB, onde fomos vice-campeões ao perder a final para o time do GEPOL, nos pênaltis. O nosso time era o favorito, mas infelizmente não era o nosso dia. Em nosso time também jogavam, dentre outros o Ronaldo, Henri, Chicão, Melancia, Renatinho, Bido, Faceiro e Róger. Também disputei uma final contra o Castro quando ele jogava pelo GAO e eu pelo Maquiné. Jogamos em casa e tínhamos a vantagem do empate, mas fomos derrotados. O Castro foi o melhor em campo e marcou com maestria o nosso principal atacante, Dadinho.

Qual é o seu nome? Luís Francisco Castro Correia

Qual é o seu apelido? Castro

Qual a sua idade? 50 anos

Cidade onde nasceu? Porto Alegre - RS

Onde está morando atualmente? Porto Alegre - RS

Pra que time você torce? Grêmio Futebol Porto Alegrense

O que você faz atualmente? Fiz a faculdade de Direito e me formei em 1993, porém, neste mesmo ano, fiz um concurso para o TRF da 4ª Região, para técnico judiciário e tomei posse em dezembro de 1994. Estou por aqui até hoje, onde pretendo me aposentar.

Alguns times onde jogou? Categoria de base do Grêmio 1979 até 1984, GAO, SULBRASILEIRO, CAPÃO DA CANOA, LOMBA  DO SABÃO, SOCIEDADE AMIGOS PRAIA DE CIDREIRA E CIDREIRA PRAIA CLUBE e etc.

Em qual posição você atuava? Zagueiro

Principais títulos conquistados?  Campeão Gaúcho de juniores em 1982, no mesmo ano terceiro lugar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, segunda melhor classificação, até hoje, do Grêmio, campeão juvenil praiano pelo SAPC, campeão municipal pelo GAO e como título individual duas vezes seleção do praiano.

Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? No profissional, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Mauro Galvão. No amador tive mais, porém ficarei com esse três, Melancia, Dadinho e Bido.




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sandro (Sandro Nunes)

A entrevista hoje é com o amigo Sandro Nunes. O Sandro era um atacante de boa movimentação, que fazia muitos gols e era um ótimo cabeceador. Jogou em vários times importantes da região e foi um dos principais artilheiros. 

Qual é o seu nome? Sandro Nunes

Qual a sua idade? 45 anos

Cidade onde nasceu? Osório - RS

Onde está morando atualmente? Osório – RS

Pra que time você torce? Sport Club Internacional

O que você faz atualmente? Trabalho na Prefeitura Municipal de Osório

Alguns times onde jogou? GESB, GAO, GEPOL, IGREJINHA, CENTRAL.

Em qual posição você atuava? Atacante

Principais títulos conquistados? Municipais de Osório, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí, além de ser campeão  do Serramar pelo Gepol.

Um Jogo inesquecível? Final do campeonato municipal de Osório em 99, entre GESB x Laranjeiras. Perdíamos o jogo e numa virada fizemos 7 x 1, com quatro gols meus. 


Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Profissional: Valdomiro e no Amador meu mestre Faceiro.





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pelezinho - Paulo Ricardo Silveira

A entrevista hoje é com o Pelezinho. Ele era um ótimo jogador do praiano, com quem joguei contra algumas oportunidades. Lembro de uma vez quando eu jogava no Xangri-lá e precisávamos somente empatar com o seu time - Praia do Remanso, para nos classificarmos à próxima fase. Ganhávamos o jogo por 3 x 1 e o Nonda, que infelizmente não está mais conosco nesta vida, fez mais 3 gols, virando o jogo para 4 x 3 para o Remanso e nos desclassificando. O Pelezinho jogou demais nesse jogo. Se não me falha a ideia tinha mais 2 irmãos (Pelé e Marquinhos) que também estavam atuando ao seu lado. Além desses também tem o irmão Cezinha, que era lateral direito e jogou comigo no Cruzeiro de Maquiné. O Marquinhos, inclusive jogou naquele brilhante time da Enxuta, ao lado de feras como Ortiz, Jorginho e Morruga. Que família boa de bola essa.O Pelezinho jogou na base do Inter juntamente com o Faceiro. Também foi um grande jogador de Futsal. 



Lucimar José dos Santos: Pelezinho favor responder as perguntas abaixo:

- Qual é o seu nome? Paulo Ricardo Silveira

- Apelido? Pelezinho

- Qual a sua idade? 56

- Pra que time você torce? Sport Club Internacional

Cidade onde nasceu? Porto Alegre

- Onde está morando atualmente? Tramandaí

- O que você faz atualmente? Sou Corretor de Imóveis

- Alguns times onde jogou? Categorias de base do Sport Club Internacional (até os Juniores), Praiano em várias equipes, Ouro Preto. No futsal joguei no Teresópolis e Nonoai, dentre outros.

- Em qual posição você atuava? Meia Esquerda

- Principais títulos conquistados? Campeão Mirim, Infantil, Infanto Infantil, Infanto Juvenil e Juvenil pelo Sport Club Internacional e alguns de várzea, campeão bancário de futsal em 87 e outros menos importantes.

- Um Jogo inesquecível? Jogo beneficente entre Seleção de Pelotas x Seleção de Porto Alegre para angariar fundos para meu irmão que contraiu câncer.

- Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Dirceu Lopes, Zico, Alcindo Bugre,  Falcão, dentre outros.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dadinho (Carlos Eduardo Lopes Pires)

Hoje tenho o prazer de falar com o Dadinho, um dos maiores centroavantes que vi atuar em todos os tempos. E me atrevo a compará-los aos grandes centroavantes profissionais que vi jogar. Tive o prazer de jogar ao seu lado por diversos times como Capão da Canoa Futebol Clube (Futebol de Campo e Praiano), GAO e Maquiné. Era um jogador extremamente técnico, muito habilidoso, de grande velocidade, que marcava muitos gols e atordoava a vida dos zagueiros. Lembro dentre tantas, de duas ocasiões que me marcaram jogando ao seu lado. Ambas em 1983, quando jogávamos pelo CCFC e fomos campeões estaduais praiano. A primeira foi num jogo semi-final contra o Torrense, que havia sido campeão no ano anterior e contava com um timaço,  com jogadores como Volnei, Vadinho, Glai, Chimba e Cipriano, dentre outros. O Torrense jogava pelo empate e no começo do jogo o falecido amigo Paulo Neto fez um gol de cabeça. Dali pra frente sofremos uma pressão incrível do Torrense e quase ao final do jogo aconteceu uma briga generalizada entre as torcidas e o time do Torrense. Após a briga o jogo ficou parado por mais aproximadamente 30 minutos e quando reiniciou o Dadinho fez mais dois gols, decretando a nossa vitória. A segunda, foi a final do campeonato praiano de 83 quando jogamos contra o SAPC a final e o empate servia para o adversário ser campeão. Ganhamos por 4 x 1 e fomos campeões estaduais daquele ano.



- Qual é o seu nome? Carlos Eduardo Lopes Pires

- Apelido? Dadinho

- Qual a sua idade? 55 anos

Cidade onde nasceu? Porto Alegre - RS

- Pra que time você torce? Grêmio Futebol Porto Alegrense

- Onde está morando atualmente? Capão da Canoa - Rs

 - Onde você trabalha atualmente? Sou Corretor de Imóveis, na Imobiliária Sudeste.

- Alguns times onde jogou? Capão da Canoa FC e SACC (Capão da Canoa), EC Maracanã (Osório), EC Xangri-la (Xangri-la), GAO e GESB (Osório – RS), Miraguaia (Santo Antônia da Patrulha), Mundo Novo (Três Coroas), EC Araranguá (Antigo Grêmio Fronteira – Araranguá – SC), Cruzeiro (Maquiné), e Lagomar (Capão da Canoa).

- Em qual posição você atuava?  Centroavante
- Principais títulos conquistados? Vários Municipais em Capão e duas vezes campeão Praiano.
- Um Jogo inesquecível? Final do Praiano de 1983 jogando pelo Capão da Canoa contra a Sociedade Amigos da Praia de Cidreira. O Cidreira jogava pelo empate e o jogo acabou 4 x 1 para o nosso time.
- Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Mucaco (Luís Fernando Jeremias)







quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Netto (José Conceição da Rosa Netto)

Hoje tenho o prazer de conversar com o amigo Netto, com o qual tive o privilégio de jogar diversos campeonatos de Futebol de Campo e Praiano (Estadual) durante muitos anos, no período que eu residia em Osório - RS. Fomos campeões diversas vezes, como no Serramar de 87, campeonato que contemplava atletas do Litoral Norte (Capão da Canoa, Cidreira, Torres, Xangrilá, etc), Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Porto Alegre, Gravataí, Santos Antônio da Patrulha, dentre outros e tinha um nível técnico altíssimo. Também fomos campeões Estaduais de Futebol de Praia por Mariápolis e Atlântida Sul. 
O Netto era um jogador técnico, que quando precisava impunha respeito aos adversários. Formou com o Chicão e o Marcola duplas de zaga excelentes.





- Lucimar José dos Santos: Netto gostaria que você respondesse as perguntas abaixo:


Nome completo: José Conceição da Rosa Netto

Apelido: Netto

Idade: 48

Pra que time você torce: Grêmio Futebol Porto Alegrense

Cidade onde nasceu: Palamares do sul - RS

Onde você mora atualmente: Tramandaí - RS

Times que jogou:

Profissional: Brasil de pelotas, Novo Hamburgo, Campinense Clube da Paraíba, Assis Chatobriam do Parana, entre outros.
Amador: Gepol, Gesb, Gao, José do Patrocínio, Atlântida sul praiano, Cruzeiro de maquiné, Jaú de santo Antônio da Patrulha, Lagomar de Capão da Canoa, Beira Mar de Tramandaí, Sapolândia  de Palmares do sul.

Posição em que atuava: Zaqueiro pelo dois lados.

Principais títulos: campeão osoriense Gesb, Gao e Gepol, Campeão Serra e Mar pelo Gepol e Gesb, de Capão da Canoa pelo Lagomar, de Santo Antônio da Patrulha pelo Jaú. Campeão estadual do RS Júnior pelo Brasil de Pelotas (primeiro time do interior a ser campeão estadual Júnior), campeão estadual praiano diversas vezes, dentre elas pelas praias de Mariápolis e Atlântida Sul.

Ídolos profissionais: Pelé, Zico , Sógrates. Amadores: Renatinho Ferrari, Lucimar, Faceiro, Carlinhos, Gibi, Wanderley, Laertinho,, Róger, Chicão, Laurinho e muitos outros que tive o prazer de jogar junto.

Profissão atual: Corpo de Bombeiros de Tramandái – RS.

sábado, 13 de setembro de 2014

Paulinho (Paulo Renato Gomes)

Hoje tenho o privilégio de entrevistar o Paulinho Gaudêncio, um dos melhores jogadores que vi jogar. Lembro de ter ido  muitas vezes ao estádio do GESB vê-lo jogar, quando tinha entre 10 e 14 anos. Muitas vezes entrei escondido pelas taquareiras que serviam de muro, pois tinha que comprar ingresso e muitas vezes não tinha grana. O Gaudêncio era um dos meus grandes ídolos e fazia com maestria as 3 posições de meio campo. No final de carreira começou a jogar como quarto zagueiro. Junto com o Marcola fez a dupla de zaga do GAO campeã municipal de 1982, em Osório - RS.


- Lucimar José dos Santos: Paulinho gostaria que você respondesse as perguntas abaixo:

- Qual é o seu nome? Paulo Renato Gomes;

- Apelido? Tive vários: Miraguaia; Alemão; Gaudêncio e Gaúcho;

- Qual sua idade? 59 anos;

- Cidade onde nasceu? Santo Antônio da Patrulha-RS;

- Onde está morando atualmente? Osório-RS;

- Pra que time você torce: Grêmio Futebol Porto Alegrense

- Alguns times onde jogou? Metropol; Milionários; CEEE; Sulbrasileiro; GAO; CR19(Futsal), AABB Osório e Seleção de Osório (todos de Osório). Flor da Serra, JAÚ e América (todos de Santo Antônio); Aquidabã FC (Aquidabã SE); Sertãozinho (seleção de Major isidoro-AL), AABB Maceió-AL; SAPC-CIDREIRA(praiano) e SAT-Tramandaí(praiano); ARAÇA(PRAIANO).

- Em qual posição você atuava? Meio Campo (5, 8 e 10), no fim da carreira Quarto Zagueiro.

- Jogo inesquecível? A final do campeonato municipal de Osório, entre GAO X CCFF, no ano de 1982. Naquele ano eu havia sido transferido pelo Banco do Brasil para Maceió e o Presidente do GAO, saudoso Vilmar Pacheco, pagou-me as passagens aéreas para que eu viesse disputar a final. O GAO sagrou-se campeão pelo placar de 2 x 1.

-Principais títulos conquistados: Campeão municipal de Osório: em 1973 pelo Milionários, em 1975 pela CEEE e 1982 pelo GAO;

- Alguns ídolos (profissionais e/ou amadores)? Amadores (Flavinho CEEE, Noronha Milionários, Fafá, Xulé, Téfe, Guto, Marcola, Lucimar, Renatinho, Bugre, Faceiro; Paulão Rufino e outros que no momento cometo a injustiça de não lembrá-los. Profissionais: Alberto, Airton (Pavilhão), Sergio Lopes; Alcindo, Anchieta; Oberdan, Arce, Nelinho, Reinaldo, Dirceu Lopes, Sócrates; Zico, Tadeu Ricci, Pedro Rocha, Ney Conceição, zanatta;  Everaldo; Falcão; Figueroa, Manga,  Ademir da Guia, Renato Gaúcho, André Catimba, Baltazar;Jairzinho, Gerson, Maradona, e lógico o melhor de todos PELÉ.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Paulão (Paulo Roberto Rufino)


Hoje a entrevista é com o Paulão Rufino, um dos grandes goleiros que atuaram em Osório - RS e Região. O Paulão foi um dos poucos atletas que conseguiu ser um ótimo goleiro tanto no Futebol de Campo, como no Futebol de Salão.


- Lucimar José dos Santos: amigo Paulão gostaria que você respondesse as perguntas abaixo:

Qual é o seu nome? Paulo Roberto Rufino

Apelido? Paulão

Qual a sua idade? 55 anos

Cidade onde nasceu? São Leopoldo - RS



Pra que time você torce? Sport Club Internacional

Onde está morando atualmente? Osório - RS

Alguns times onde jogou? Aimoré, XV de Campo Bom, Nacional de São Leopoldo, Seleção do 8º BPM, Canarinhos, Emboabas, Avenida, Milionários, Petroclube, Ipirangão, GESB, GEPOL, Laranjeiras, Vendaval, JAÚ, Xangrilá, Figueiras, dentre outros.

Em qual posição você atuava? Goleiro

Principais títulos conquistados? Canarinhos e Emboabas (Futebol de Campo) e Auto Elétrica Silva (Futsal).

Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Profissional (Figueroa, Manga, Carpegiani, Renato Gaúcho, Falcão, Dario, Flávio Minuano, dentre outros. Amador (Loloi, Renatinho Ferrari, Lucimar Santos, Gesso, Pingo, Orion, Zé Paulo, Roger Caputi, Flavinho Amaral, dentre outros).



Faceiro (Dalmo Paes de Medeiros)

Dalmo Paes de Medeiros

Hoje tenho o prazer de colocar esse projeto em prática.  O primeiro a fazer parte dessa imensa relação de amigos e ídolos com quem tive o prazer de conviver no futebol e ganhar diversos títulos ao seu lado é o Faceiro, um dos melhores atacantes que vi jogar.

- Lucimar José dos Santos: amigo Faceiro gostaria que você respondesse as perguntas abaixo:

Qual é o seu nome? Dalmo Paes de Medeiros

Apelido? Faceiro

Qual a sua idade? 55 anos

Cidade onde nasceu? Santo Antônio da Patrulha - RS

Onde está morando atualmente? Praia do Presidente - RS

Pra que time você torce? Sport Club Internacional

Alguns times onde jogou? Sport Club Internacional, Inter de Lages, JAU, GESB, CCFC

Em qual posição você atuava? Atacante (Ponteiro Direito e Centroavante)

Principais títulos conquistados? Campeão Estadual Amador - JAU - Santo Antônio da Patrulha - 1979, Bi Campeão Estadual Praiano pelas praias de Mariápolis e Atlântida Sul, vários municipais pelo JAÚ, GESB, dentre outros.
Um jogo inesquecível? A final do Campeonato Serra e Mar em 1987, quando fui campeão pelo GESB, de Osório - RS, numa final emocionante contra o JAÚ de Santo Antônio da Patrulha - RS.

Alguns Ídolos (profissionais e/ou amadores)? Pelé, Paulo Roberto Falcão, Figueroa, Zico.